Curso

ESA

IMG-1-concurso-ESA.png

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) localizada na cidade de Três Corações (MG), é o estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro (EB) responsável por selecionar e preparar jovens para o ingresso na ESA, dando início à formação do Sargento de Carreira do Exército Brasileiro das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

COMO INGRESSAR na ESA

Os candidatos à inscrição no concurso de admissão à ESA deverão ter os requisitos:

– Ser do sexo masculino;
– Idade: de 17 a 24 anos até 31 Dez do ano da matrícula;
– Ter concluído o Ensino Médio em instituição de ensino; reconhecida pelo MEC ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio;
– estar apto na Inspeção de Saúde;
– estar em dia com o serviço militar e quites com a Justiça Eleitoral; e
– possuir aptidão física e idoneidade moral.

Edital-Concurso-Exército-ESA-2018-1

TEMPO DE FORMAÇÃO
– Período Básico: 34 semanas, na Tropa;
– Período de Qualificação: 43 semanas, na ESA.

A Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Forma anualmente, Sargento Técnico-Logístico de Intendência, Música (com exame de aptidão), Topografia, Manutenção de Comunicações, Saúde e Material Bélico (Manutenção de Viatura Automóvel,Manutenção de Armamento e Mecânico Operador).

COMO INGRESSAR na EsSLog

Os candidatos à inscrição no concurso de admissão à EsSLog deverão ter os requisitos:

– Ser do sexo masculino ou feminino;
– Idade: de 17 a 26 anos até 31 Dez do ano da matrícula;
– Ter concluído o Ensino Médio em instituição de ensino; reconhecida pelo MEC ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio;

TEMPO DE FORMAÇÃO

– Período Básico: 34 semanas, na Tropa;
– Período de Qualificação: varia conforme e especialização escolhida e é realizado na EsSLog;

O Centro de Instrução de aviação do Exército (CIAvEx) localizada na cidade de Taubaté (SP). Forma anualmente, Sargentos de Aviação do Exército.

COMO INGRESSAR no CIAvEx

– Ser do sexo masculino;
– Idade: de 17 a 24 anos até 31 Dez do ano da matrícula;
– Ter concluído o Ensino Médio em instituição de ensino; reconhecida pelo MEC ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio;

TEMPO DE FORMAÇÃO

– Período Básico: 34 semanas, na Tropa;
– Período de Qualificação: varia conforme a necessidade e é realizado na CIAvEx;

Matemática

1) Teoria dos Conjuntos e Conjuntos Numéricos

a) representação de conjuntos, subconjuntos, operações: união, interseção, diferença e complementar. Conjunto universo e conjunto vazio;

b) conjunto dos números naturais e inteiros: operações fundamentais, números primos, fatoração, número de divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum;

c) conjunto dos números racionais: operações fundamentais.

d) conjunto dos números reais: operações fundamentais, módulo, representação decimal, operações com intervalos reais. Razões e proporções, grandezas diretamente e indiretamente proporcionais e porcentagem; e

e) números complexos: operações, módulo, conjugado de um número complexo, representações algébrica e trigonométrica. Representação no plano de Argand - Gauss, Potencialização e radiciação. Extração de raízes. Fórmulas de Moivre. Resolução de equações binomiais e trinomiais.

2) Funções

a) definição, domínio, imagem, contradomínio, funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras, funções pares e ímpares, funções periódicas; funções compostas;

b) relações;

c) raiz de uma função;

d) função constante, função crescente, função decrescente;

e) função definida por mais de uma sentença; e

f) função inversa e seu gráfico.

3) Função Linear, Função Afim e Função Quadrática

a) gráficos, domínio, imagem e características;

b) variações de sinal;

c) máximos e mínimos; e

d) inequação produto e inequação quociente.

4) Função Modular

a) definição, gráfico, domínio e imagem da função modular;

b) equações modulares; e

c) inequações modulares.

5) Função Exponencial

a) gráficos, domínio, imagem e características da função exponencial, logaritmos decimais; e

b) equações e inequações exponenciais.

6) Função Logarítmica

a) definição de logaritmo e propriedades operatórias;

b) gráficos, domínio, imagem e características da função logarítmica; e

c) equações e inequações logarítmicas.

7) Trigonometria

a) arcos notáveis;

b) trigonometria no triângulo (retângulo e qualquer);

c) lei dos senos e lei dos cossenos;

d) unidades de medidas de arcos e ângulos: o grau e o radiano;

e) círculo trigonométrico, razões trigonométricas e redução ao 1º quadrante;

f) funções trigonométricas, transformações, identidades trigonométricas fundamentais, equações e inequações trigonométricas no conjunto dos números reais;

g) fórmulas de adição de arcos, arcos duplos, arco metade e transformação em produto; e

h) sistemas de equações e inequações trigonométricas e resolução de triângulos.

8) Contagem e Análise Combinatória

a) fatorial: definição e operações;

b) princípios multiplicativo e aditivo da contagem;

c) arranjos, combinações e permutações; e

d) binômio de Newton: desenvolvimento, coeficientes binomiais e termo geral.

9) Probabilidade

a) experimento aleatório, experimento amostral, espaço amostral e evento;

b) probabilidade em espaços amostrais equiprováveis;

c) probabilidade da união de dois eventos;

d) probabilidade condicional;

e) propriedades das probabilidades; e

f) probabilidade de dois eventos sucessivos e experimentos binomiais.

10) Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares

a) operações com matrizes (adição, multiplicação por escalar, transposição e produto);

b) matriz inversa;

c) determinante de uma matriz: definição e propriedades; e

d) sistemas de equações lineares.

11) Sequências Numéricas e Progressões

a) sequências numéricas;

b) progressões aritméticas: termo geral, soma dos termos e propriedades; e

c) progressões geométricas (finitas e infinitas): termo geral, soma dos termos e propriedades.

12) Geometria Espacial de Posição

a) posições relativas entre duas retas;

b) posições relativas entre dois planos;

c) posições relativas entre reta e plano;

d) perpendicularidade entre duas retas, entre dois planos e entre reta e plano; e

e) projeção ortogonal.

13) Geometria Espacial Métrica

a) prismas: conceito, elementos, classificação, áreas e volumes e troncos;

b) pirâmide: conceito, elementos, classificação, áreas e volumes e troncos;

c) cilindro: conceito, elementos, classificação, áreas e volumes e troncos;

d) cone: conceito, elementos, classificação, áreas e volumes e troncos;

e) esfera: elementos, seção da esfera, área, volumes e partes da esfera; e

f) inscrição e circunscrição de sólidos.

14) Geometria Analítica Plana

a) ponto: o plano cartesiano, distância entre dois pontos, ponto médio de um segmento e condição de alinhamento de três pontos;

b) reta: equações geral e reduzida, interseção de retas, paralelismo e perpendicularidade, ângulo entre duas retas, distância entre ponto e reta e distância entre duas retas, bissetrizes do ângulo entre duas retas, área de um triângulo e inequações do primeiro grau com duas variáveis;

c) circunferência: equações geral e reduzida, posições relativas entre ponto e circunferência, reta e circunferência e duas circunferências; problemas de tangência; e equações e inequações do segundo grau com duas variáveis;

d) elipse: definição, equação, posições relativas entre ponto e elipse, posições relativas entre reta e elipse;

e) hipérbole: definição, equação da hipérbole, posições relativas entre ponto e hipérbole, posições relativas entre reta e hipérbole e equações das assíntotas da hipérbole;

f) parábola: definição, equação, posições relativas entre ponto e parábola, posições relativas entre reta e parábola; e

g) reconhecimento de cônicas a partir de sua equação geral.

15) Geometria Plana

a) Ângulo: definição, elementos e propriedades;

b) Ângulos na circunferência;

c) Paralelismo e perpendicularidade;

d) Semelhança de triângulos;

e) Pontos notáveis do triângulo;

f) Relações métricas nos triângulos (retângulos e quaisquer);

g) Triângulos retângulos, Teorema de Pitágoras;

h) Congruência de figuras planas;

i) Feixe de retas paralelas e transversais, Teorema de Tales;

j) Teorema das bissetrizes internas e externas de um triângulo;

k) Quadriláteros notáveis;

l) Polígonos, polígonos regulares, circunferências, círculos e seus elementos;

m) Perímetro e área de polígonos, polígonos regulares, circunferências, círculos e seus elementos;

n) Fórmula de Heron;

o) Razão entre áreas; e

p) Inscrição e circunscrição.

16) Polinômios

a) função polinomial, polinômio identicamente nulo, grau de um polinômio, identidade de um polinômio, raiz de um polinômio, operações com polinômios e valor numérico de um polinômio;

b) divisão de polinômios, Teorema do Resto, Teorema de D'Alembert e dispositivo de Briot-Ruffini; e

c) relação entre coeficientes e raízes. Fatoração e multiplicidade de raízes e produtos notáveis. Máximo divisor comum de polinômios.

17) Equações Polinomiais

Teorema fundamental da álgebra, teorema da decomposição, raízes imaginárias, raízes racionais, relações de Girard e teorema de Bolzano.

2

Língua Portuguesa

1) Leitura, interpretação e análise de textos

Leitura, interpretação e análise dos significados presentes em um texto e o respectivo relacionamento com o universo em que o texto foi produzido.

2) Fonética, ortografia e pontuação

Correta escrita das palavras da língua portuguesa, acentuação gráfica, partição silábica e pontuação.

3) Morfologia

Estrutura e formação das palavras e classes de palavras.

4) Morfossintaxe

Frase, oração e período, termos da oração, orações do período (desenvolvidas e reduzidas), funções sintáticas do pronome relativo, sintaxe de regência (verbal e nominal), sintaxe de concordância (verbal e nominal) e sintaxe de colocação.

5) Noções de versificação

Estrutura do verso, tipos de verso, rima, estrofação e poemas de forma fixa.

6) Teoria da linguagem e semântica

História da Língua Portuguesa; linguagem, língua, discurso e estilo; níveis de linguagem, funções da linguagem; figuras de linguagem e significado das palavras.

7) Introdução à literatura

A arte literária, os gêneros literários e a evolução da arte literária, em Portugal e no Brasil.

8) Literatura brasileira

Contexto histórico, características, principais autores e obras do Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Impressionismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-modernismo e Modernismo.

9) Redação

Gênero textual; textualidade e estilo (funções da linguagem; coesão e coerência textual; tipos de discurso; intertextualidade; denotação e conotação; figuras de linguagem; mecanismos de coesão; a ambiguidade; a não-contradição; paralelismos sintáticos e semânticos; continuidade e progressão textual); texto e contexto; o texto narrativo: o enredo, o tempo e o espaço; a técnica da descrição; o narrador; o texto argumentativo; o tema; a impessoalidade; a carta argumentativa; a crônica argumentativa; a argumentação e a persuasão; o texto dissertativo-argumentativo; a consistência dos argumentos; a contra-argumentação; o parágrafo; a informatividade e o senso comum; formas de desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; a introdução; e a conclusão.

10) Alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008 e alterado pelo Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012.

3

História

1) História do Brasil

a) A expansão Ultramarina Europeia dos séculos XV e XVI.

b) O Sistema Colonial Português na América.

Estrutura político-administrativa; estrutura socioeconômica; invasões estrangeiras; expansão territorial; interiorização e formação das fronteiras; as reformas pombalinas; rebeliões coloniais; e movimentos e tentativas emancipacionistas.

c) O Período Joanino e a Independência.

(1) A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, a política joanina, os partidos políticos, as revoltas, conspirações e revoluções e a emancipação e os conflitos sociais.

(2) O processo de Independência do Brasil.

d) Brasil Imperial.

Primeiro Reinado e Período Regencial: aspectos administrativos, militares, culturais, econômicos, sociais e territoriais; Segundo Reinado: aspectos administrativos, militares, econômicos, sociais e territoriais; e Crise da Monarquia e Proclamação da República.

e) Brasil República.

Aspectos administrativos, culturais, econômicos, sociais e territoriais, revoltas, crises e conflitos e a participação brasileira na II Guerra Mundial.

4

Geografia

Geografia do Brasil

a) O território nacional: a construção do Estado e da Nação, a obra de fronteiras, fusos horários e a federação brasileira.

b) O espaço brasileiro: relevo, climas, vegetação, hidrografia e solos.

c) Políticas territoriais: meio ambiente.

d) Modelo econômico brasileiro: o processo de industrialização, o espaço industrial, a energia e o meio ambiente, os complexos agroindustriais e os eixos de circulação e os custos de deslocamento.

e) A população brasileira: a sociedade nacional, a nova dinâmica demográfica, os trabalhadores e o mercado de trabalho, a questão agrária, pobreza e exclusão social e o espaço das cidades.

f) Políticas territoriais e regionais: a Amazônia, o Nordeste, o Mercosul e a América do Sul.

5

Inglês

) Competências e Habilidades

a) Compreender a utilização de mecanismos de coesão e coerência na produção escrita;

b) Compreender de que forma determinada expressão pode ser interpretada em razão de aspectos sociais e/ou culturais;

c) Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos e contextos mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção.

2) Conteúdos linguísticos textuais

a) Denotação e conotação;

b) Sinonímia e antonímia;

c) Correlação morfológica, sintática e/ou semântica;

d) Pronomes e suas referências;

e) Artigos (definidos e indefinidos);

f) Singular e Plural;

g) Verbos no tempo Presente, para expressar hábitos e rotinas, em suas formas afirmativa, interrogativa ou negativa;

h) Verbos no Presente Contínuo, para expressar atividades momentâneas e futuro, em suas formas afirmativa, interrogativa ou negativa;

i) Comparativo e superlativo;

j) Adjetivos e advérbios e suas posições nas frases; e

k) Quantificadores (many, much, few, little, a lot of).

11062b_f0cd2b56e86443d68d21b6bc12fe055c_

Informações do Curso:

VAGAS OFERECIDAS

Para os Cursos de Formação na ESA, na EsSLOg e no CIAvEx em 2019 foram oferecidas 1.100 vagas divididas da seguinte forma:
– 910 são para cargos de Combatente, Logística Técnica/Aviação para o sexo masculino;
– 90 são para cargos de Logística Técnica/Aviação para o sexo masculino,
– 30 para Música; e
– 60 para Saúde.

Durante o curso de formação o aluno terá direito à alimentação,  alojamento e uniforme, além de assistência médica-odontológica e um soldo mensal para as despesas pessoais.

O Sargento tem um Plano de Carreira que compreende as graduações de 3º, 2º, 1º Sargentos e Subtenentes, podendo realizar o Curso de Habilitação ao quadro auxiliar de Oficiais (CHQAO) e ascender ao oficialato.

APRESENTAÇÃO NA ESCOLA

– os candidatos classificados dentro do número de vagas no concurso de admissão serão convocados para se apresentarem na Escola de Formação em Fev 19 para iniciar o curso que terminará em Dez 20.

O QUE RECEBERÁ O ALUNO NA ESCOLA

– alimentação, uniforme, alojamento, assistência médico-odontológica e um soldo para despesas pessoais.

PROMOÇÃO

Após a conclusão  do curso de formação os novos Sargentos receberão a graduação superior de tecnologia em suas respectivas armas, fazendo jus a um soldo inicial de R$ 3.825,00 mais os adicionais correspondentes à carreira.