Curso do

EAOAP

ciaar.png

O Quadro de Oficiais de Apoio (QOAP) é um quadro de carreira previsto pela Lei nº 12.797, de 4 de abril de 2013, e normatizado pela Instrução Reguladora do Quadro de Oficiais de Apoio (ICA 36-37).

O QOAP, do Corpo de Oficiais da Ativa da Aeronáutica, destina-se a suprir as necessidades de Oficiais de Apoio, para o preenchimento de cargos e para o exercício de funções afetas aos profissionais das diferentes especialidades, nas Organizações Militares (OM) do COMAER.

Os militares do QOAP devem ter em mente que, além de realizar suas tarefas peculiares, também serão Oficiais das Forças Armadas, e frequentemente estarão à frente dos trabalhos em grupo, requerendo iniciativa, responsabilidade, liderança e espírito de equipe. Constantemente enfrentarão obstáculos, situações e desafios nunca experimentados, que exigirão do Oficial conhecimento, raciocínio, estabilidade emocional e flexibilidade. Além de exercerem suas atividades durante o expediente, os militares irão concorrerão aos serviços de escala, sobreaviso e membros de comissões regulamentados em suas OM, conforme suas especialidades e graus hierárquicos. Os integrantes do QOAP são militares 24 horas por dia, sendo, por vezes, necessário avançar muito além do expediente para atender demandas diversas, conforme estabelecido no Estatuto dos Militares (Lei nº 6.880/1980).

O Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (EAOAP) é um estágio que tem a finalidade de adaptar, às peculiaridades da Força, profissionais de curso superior de diferentes áreas que ingressam no Comando da Aeronáutica para serem Oficiais de carreira, capacitando-os para o desempenho das atividades técnicas nos serviços específicos de cada área de atuação, bem como para o exercício de funções administrativas e de chefia afetas a esses profissionais nas OM do Comando da Aeronáutica.

Etapas do curso:

O Exame será constituído das seguintes etapas:

  1. Provas Escritas (Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e Redação.);

  2. Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);

  3. Parecer da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), para candidatos militares da Aeronáutica;

  4. Inspeção de Saúde (INSPSAU);

  5. Exame de Aptidão Psicológica (EAP);

  6. Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);

  7. Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e

  8. Validação Documental.

2

Sobre as Vagas:

As 10 vagas são para as seguintes especialidades: Administração (2 vagas), Análise de Sistemas (1 vaga), Enfermagem (1 vaga), Fisioterapia (1 vaga), Jornalismo (1 vaga), Pedagogia (1 vaga), Psicologia (1 vaga), Serviços Jurídicos (2 vagas).

3

Requisitos Básicos

  • ser brasileiro nato, nos termos do Art. 12, inciso I, da Constituição da República Federativa do Brasil;

  • possuir no mínimo 18 (dezoito) e no máximo 32 (trinta e dois) anos de idade em 31 de dezembro do ano da matrícula no Estágio, em atendimento ao inciso III, do artigo 2°, da Lei n° 12.797, de 4 de abril de 2013;

  • ter concluído, com aproveitamento, o Curso de Graduação, bacharelado ou licenciatura, na especialidade a que concorre, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);

  • estar registrado, habilitado para o exercício da profissão, em pleno gozo de suas prerrogativas profissionais e com situação regularizada junto ao Conselho de Classe Profissional, na especialidade a que concorre, quando houver;

4

Cidade de realização da Prova Escrita:

Belém-PA, Recife-PE, Fortaleza-CE, Natal-RN, Salvador-BA, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, Lagoa Santa-MG, São Paulo-SP, Campo Grande-MS, Canoas-RS, Curitiba-PR, Brasília-DF e Manaus-AM.

11062b_f0cd2b56e86443d68d21b6bc12fe055c_

Informações do

Curso:

O EAOAP terá duração aproximada de 17 (dezessete) semanas e compreende instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado, bem como de atividades complementares e será realizado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa/MG, em 2020, estando sujeito às normas próprias da Administração.

Durante o curso o 1º Ten aluno terá direito à alimentação, alojamento, assistência médica, fardamento e uma ajuda de custo de aproximadamente de R$ 7.000,00.

ETAPAS DO EXAME DE ADMISSÃO

Este Exame será constituído das seguintes etapas:

a) Provas Escritas;
b) Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);
c) Parecer da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), para candidatos militares da Aeronáutica;
d) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
e) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
f) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
g) Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
h) Validação Documental.

PROVAS ESCRITAS

As Provas Escritas terão as seguintes disciplinas:

  1. a) Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto);
    b) Conhecimentos Especializados (assuntos relativos à especialidade pretendida); e

  2. c) Redação.

As provas de Língua Portuguesa e de Conhecimentos Especializados, compreendendo os conteúdos programáticos constantes do Anexo B do Edital, serão compostas de questões objetivas de múltipla escolha, com quatro opções de respostas, das quais somente uma será correta.

Provas: 1ª Quinzena de Mai (a confirmar)
Inscrições realizadas: Ainda não divulgada